Quem Somos

O Geoarretadas é um projeto de extensão, criado em 2018, por professoras do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO), com a missão de despertar o interesse de professores/as e estudantes do Ensino Básico da Bahia para as Geociências, e, em especial, impulsionar as participações femininas dentro desta área do conhecimento.

Por meio de capacitações para professores/as, visitas às escolas, atividades práticas em laboratórios, visitas ao Museu de Geociências do IGEO, palestras, produção de cartilha e jornais, entre outras ações o Projeto Geoarretadas estimula a vocação de meninas para as Geociências e proporciona que esta área, composta pela Geofísica, Geografia, Geologia e Oceanografia, faça parte do cotidiano de ensino de todas.

Hoje, o Geoarretadas é formado por servidoras docentes e técnicas administrativas do IGEO, que junto com estudantes, que atuam como monitores, e fazem com que os conhecimentos Geocientíficos sejam propagados de forma inclusiva, diversa e promovam a equidade de gênero nas ciências e tecnologia.

Ana Cecilia Rizzatti de Albergaria Barbosa
Com experiência na área de Oceanografia e ênfase em Oceanografia Química, Ana Cecilia atua com pesquisas sobre poluição marinha, biomarcadores, análise elementar (AE-LECO, AE-EMRI-Thermo), cromatografia líquida (CLAR/UV, CLAR/F), cromatografia gasosa (CG-EM, CG-DIC), contaminação por petróleo, marcadores orgânicos moleculares, geoquímica, isótopos e paleoceanografia. A professora adjunta do Departamento de Oceanografia do Instituto de Geociência da UFBA formou-se bacharel em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP). Em 2009 completou o mestrado e em 2013 o doutorado na área da Oceanografia Química e Geológica, no mesmo instituto em que se graduou. Participou de projeto Doutorado-sanduíche no Zentrum für Marine Umweltwissenschaften (MARUM-Bremen) e foi pós-doutoranda da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).
E-mail: cecilia.albergaria@ufba.br
Lattes: Currículo Lattes
Cláudia Maísa Boa Morte
Formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia, com atuação na área de Comunicação e Relações Públicas, em instituições públicas de ensino, com passagens pela UEFS, IFSertãoPE e UFBA. Possui Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2017), onde desenvolveu pesquisa na área da Linguística e as questões relacionadas às construções discursivas relacionadas à estética das mulheres negras e atuou no Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise de Discurso (Gepead) da UEFS e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabí) do IFSertãoPE. Possui especialização em Gestão da Comunicação Organizacional Integrada pela Universidade Católica do Salvador.
E-mail:
Lattes: Currículo Lattes
Jailma Santos de Souza de Oliveira
Formou-se em 2008 em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No mesmo ano de conclusão da graduação, Jailma iniciou o Mestrado também UFBA. Conquistou o título de Mestre em 2009 na área de Petrologia, Metalogênese e Exploração Mineral com ênfase em litogeoquímica e mapeamento geológico. Continuou seus estudos na UFBA e em 2013 tornou-se Doutora na área de Petrologia, com ênfase em modelagem termodinâmica de litotipos metamórficos de alto grau, geoquímica isotópica e geocronologia. Realizou estagio sanduíche (CAPES) na Université de Franche-Comté, França, participou do Projeto Geologia da Bahia como pesquisadora colaboradora e fez parte do corpo editorial do livro de mesmo nome. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Geologia Básica, Vice-coordenadora do Curso de Geologia do Instituto de Geociências da UFBA e Diretora Presidente do Núcleo Bahia-Sergipe da Sociedade Brasileira de Geologia (NBA-SE/ SBG).
E-mail: jailma.souza@ufba.br
Lattes: Currículo Lattes
Joseane Figueredo Rosa
Formou-se em 2013 no curso de Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Produziu e dirigiu o documentário sobre as Ganhadeiras de Itapuã, foi bolsista do Centro de Estudos Multidisciplinares em cultura (CULT) e integrante do Coletivo de Audiovisual do Cult. Atuou como jornalista na Revista TI Nordeste, como assessora de comunicação na Innovo Engenharia e produtora de conteúdo na Educa Mais Brasil. Resolveu expandir sua visão de mundo e em 2022 licenciou-se em Geografia no Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atualmente faz especialização em Divulgação Científica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e trabalha na secretaria do programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
E-mail:
Lattes: Currículo Lattes
Maria Eloisa Cardoso da Rosa
Maria Eloisa Cardoso da Rosa formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras no ano de 1986. Atualmente é professora do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (IGEO), pesquisadora dos solos, com longo percurso na área de Pedologia, e desenvolve projetos na Bahia e Goiás. Tem mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, desde 1997, e finalizou Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás em 2004. Possui experiência em gênese, morfologia e classificação dos solos e interesse em Agroecologia. Desenvolve atualmente pesquisa na área de Solos e paisagens da Bahia e é professora da graduação e pós-graduação no Instituto de Geociências da UFBA.
E-mail: mariaecr@ufba.br
Lattes: Currículo Lattes
Rafaela Santos Chaves
O percurso acadêmico da professora Rafaela iniciou em 2013, no curso de Licenciada em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia. Em 2017, tornou-se Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e atualmente cursa o doutorado no mesmo programa de pós-graduação. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Geociências, com ênfase em ensino de Paleontologia e desenvolvimento de recursos e inovações educacionais. É professora efetiva do Estado da Bahia e colaboradora do Programa Social de Educação, Vocação e Divulgação Científica na Bahia - Ciência, Arte & Magia - da Universidade Federal da Bahia. Também realizou foi consultora do Projeto Rede Colaborativa Universidade-Escola de Educação, Vocação e Divulgação Científica na Bahia.
E-mail: rafaschaves@gmail.com
Lattes: Currículo Lattes
Simone Souza de Moraes
Professora do Instituto de Geociência e no Instituto de Biologia da UFBA, Simone é professora Associada IV do Departamento de Oceanografia e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO). Possui graduação em Ciências Biológicas e mestrado e doutorado em Geologia pela UFBA. Leciona Paleontologia para os cursos de graduação em Geologia, Ciências Biológicas e Oceanografia. Desenvolve projetos de pesquisa/extensão que visam a abordagem de Paleontologia no Ensino Básico e divulgação e valorização dos fósseis da Bahia. É líder do Grupo de Estudos de Foraminíferos e coordena projetos de pesquisa orientando estudantes de graduação e pós-graduação sobre ecologia e tafonomia de foraminíferos, sedimentologia e avaliação de impacto ambiental.
E-mail: smoraes@ufba.br
Lattes: Currículo Lattes
Suzan Sousa de Vasconcelos
Suzan finalizou em 2005 sua licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Pará, mas decidiu ingressar na área da Geofísica e tornou-se mestra na área de concentração de Gravimetria e Magnetometria pela Universidade Federal do Pará (2007). É também Doutora em Geofísica pela Universidade do Estado de São Paulo (2014) na área de Métodos Elétricos, com ênfase na Inversão de dados de Potencial Espontâneo e Modelagem de fluxo de água no meio poroso, além de professora adjunta no Departamento de Geofísica do IGEO-UFBA. Atua como pesquisadora no Núcleo de Estudos Hidrogeológicos e do Meio Ambiente (NEHMA) e no Projeto GASBRAS de estudos de reservatórios não-convencionais. Suzan possui ainda formação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (2008).
E-mail: suzan.vasconcelos@ufba.br
Lattes: Currículo Lattes
Tatiane Combi
Professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Tatiane Combi concluiu formação em Oceanografia em 2009 na Universidade Federal do Paraná. Possui mestrado em Sistemas Costeiros e Oceânicos pela UFPR e doutorado em Ciências Ambientais: Tutela e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade de Bolonha. Atualmente é Professora Adjunta na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua nos seguintes temas: contaminantes emergentes, POPs, sedimentos, testemunhos sedimentares, poluição marinha, produtos de cuidados pessoais (PCPs), amostradores passivos e Antártica. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO/IGEO/UFBA) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sistemas Costeiros e Oceânicos (PGSISCO/UFPR).
E-mail: tatiane.combi@ufba.br
Lattes: Currículo Lattes