No dia 10 de novembro, próxima sexta-feira, o Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia vai receber estudantes do Colégio Estadual Gonçalves Muniz para mais uma edição das “Oficinas Geoarretadas 2023”. A atividade tem por objetivo inspirar vocações e motivar o ingresso, principalmente de discentes do sexo feminino, nos cursos de Geociências da UFBA.
Pensando nisso, as organizadoras do evento realizarão palestras com os coordenadores dos quatro cursos de graduação do Instituto (Geofísica, Oceanografia, Geologia e Geografia) que irão explicar o funcionamento, formas de ingressos, mercado de trabalho e outros aspectos relativos aos cursos. Os discentes vão ainda participar de oficinas nos laboratórios para compreensão da parte prática de cada área.
Edições anteriores
Desde 2019, o projeto Geoarretada realiza ações para aproximar estudantes da rede pública da Universidade e esta é a segunda vez no ano que o Instituto de Geociências (IGEO) recebe a visita de estudantes da rede pública de ensino. Em 27 de outubro, o projeto recebeu mais de 50 discentes do Colégio Estadual Artur Sales, localizado em Campinas de Pirajá. Na oportunidade foi possível observar e discutir a realidade dos cursos. O projeto Geoarretadas também promoveu no dia 22 de setembro a Exposição de Fósseis realizada na Escola Concept, em Salvador.